Rewilding Photo Contest – Cascais Special Edition 2023 | Regulamento

 

 

Concurso de Fotografia de Natureza “Rewilding Photo Contest”| Cascais Special Edition 2023

O presente regulamento estabelece as regras de participação na “Cascais Special Edition” do Concurso de Fotografia de Natureza “Rewilding Photo Contest”, a decorrer em 2023, organizado pela Rewilding Portugal em parceria com a Cascais Ambiente (Município de Cascais).

Artigo 1º (Objeto)

1 – O Concurso de Fotografia de Natureza “Rewilding Photo Contest”, tem como principal objetivo promover o património natural português e a sua respetiva valorização e proteção, através da fotografia de natureza como meio de dar a conhecer à comunidade os magníficos ecossistemas e respetivas espécies de fauna e flora selvagem que temos no nosso país. Esta edição especial serve para assinalar a parceria entre a Rewilding Portugal e a Cascais Ambiente com o objetivo comum de tornar Portugal um lugar mais selvagem.

 

Artigo 2º (Comissão Organizadora)

1 – A Comissão Organizadora desta edição especial é composta por elementos da Rewilding Portugal e da Cascais Ambiente.

2 – Cabe à Comissão Organizadora a gestão e organização do Concurso, designadamente a nomeação dos elementos do Júri. É ainda da competência da Comissão Organizadora a verificação dos critérios de admissão definidos neste regulamento.

Artigo 3º (Júri)

1 – O Júri desta competição é constituído por três elementos: um elemento a definir da equipa da Rewilding Portugal; um elemento a definir da Cascais Ambiente; e um fotógrafo de natureza nacional de renome e premiado.

2 – É da competência do Júri a classificação das fotografias apresentadas a Concurso, disponibilizadas após a verificação do cumprimento deste regulamento por parte da Comissão Organizadora.

3 – O Júri apreciará as fotografias a Concurso no âmbito do tema, segundo critérios da qualidade estética, técnica, conteúdo e atendendo ao definido no presente regulamento.

Artigo 4º (Admissão de fotografias a Concurso)

1 – São admitidas a Concurso:

  1. Fotografias de fauna, flora, fungos e paisagens naturais e selvagens que tenham sido tiradas no Parque Natural de Sintra-Cascais;
  2. Os fotógrafos podem ser de qualquer naturalidade e viver em qualquer parte do país ou no estrangeiro, desde que as fotografias apresentadas tenham sido retiradas no local definido na alínea a) do número 1 do artigo 4º deste regulamento.
  3. Só serão admitidos trabalhos que versem sobre fauna e flora selvagens.

2- Na apresentação e envio das fotografias, devem cumprir-se os seguintes requisitos:

  1. a) Fotografias/imagens em suporte digital com: i. Dimensão mínima de 3000 pixéis na medida maior; ii. Em RGB/CMYK e no formato JPEG;
  2. b) Fotografias que não contenham assinatura de autor, marcas de água, molduras ou identificação nos meta dados;
  3. c) Fotografias apresentadas dentro do prazo definido neste regulamento;

3 – Reitera-se que não serão aceites fotografias que versem sobre espécies domesticadas.

4 – Não serão admitidas fotografias de animais que estejam sujeitos a cativeiro para a elaboração dos trabalhos fotográficos.

5- Poderá  haver lugar a menções honrosas.

Artigo 5º (Inscrição, submissão e utilização das fotografias a Concurso)

1 –A inscrição no Concurso é totalmente gratuita

2 -Cada Participante poderá apresentar no máximo 1 (uma) fotografia.

3 – A participação no Concurso pressupõe o preenchimento e submissão do formulário eletrónico de inscrição disponibilizado pelas entidades promotoras (https://forms.gle/VEoLMdh7NCpvAEgu9), bem como a  inclusão de todos os elementos e ficheiros solicitados, designadamente as fotografias submetidas a Concurso.

4 – Os Participantes comprometem-se a ceder à entidade organizadora o direito de expor, publicar ou reproduzir parte ou a totalidade dos trabalhos, salvaguardando sempre a indicação do autor, conforme o art.º 40º do CDADC- Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos.

5 – Os Participantes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.

6 – Os Participantes devem guardar a versão original das fotografias apresentadas a Concurso, em ficheiro de alta resolução, podendo a Comissão Organizadora solicitar o envio do original em qualquer fase do Concurso.

 

Artigo 6º (Prazos)

1 – A submissão de trabalhos a concurso decorre entre 25 de janeiro e 25 de março de 2023.

2 – O júri deliberará sobre os trabalhos apresentados entre o dia 26 de março e o dia 25 de abril de 2022.

3 – O anúncio público dos premiados do Concurso decorrerá no dia 26 de abril de 2023, nos canais de comunicação oficiais das entidades promotoras.

4- A entrega de prémios acontecerá depois no dia 13 de Maio às 15 horas, durante o evento da Festa dos Maios, em Cascais

Artigo 7º (Prémios)

1 – Haverá lugar aos seguintes prémios:

1º lugar – 500 euros + um cabaz de merchandising e informação das entidades promotoras;

2º lugar – 250 euros + um cabaz de merchandising e informação das entidades promotoras;

3º lugar – 100 euros + um cabaz de merchandising e informação das entidades promotoras.

2 – Todos os vencedores receberão ainda um certificado de premiação do concurso, incluindo as menções honrosas se existirem.

Artigo 8º (Disposições Finais)

1 – As línguas oficiais do concurso são o português e o inglês.

2 – A participação no Concurso pressupõe a plena aceitação do presente regulamento.

3 – À Comissão Organizadora reserva-se o direito de ponderar e decidir sobre qualquer questão omissa neste regulamento.

4 – As decisões da Comissão Organizadora e do Júri são finais e irrevogáveis, não cabendo qualquer recurso da mesma.

5 – É vedada a participação no concurso de membros da Comissão Organizadora, bem como dos membros que integram o Júri do Concurso.

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.