A norte da aldeia histórica de Vilar Maior, a apenas dois quilómetros da margem este do rio Côa, o Vale Carapito exibe um diverso mosaico de habitats naturais, irrigados pelo rio Cesarão e a ribeira de Alfaiates. Florestas mistas de folhosas e coníferas, matos, e prados secos e húmidos, criam condições para a existência de animais e plantas com requisitos ecológicos muito diversos.
Nesta paisagem em renaturalização, vislumbram-se ainda as marcas de um passado agrícola que teve o seu desfecho durante o êxodo rural do século XX. Muros de pedra seca e ruínas de moinhos de água são agora atravessados pelas raízes de grandes amieiros, freixos e várias espécies de carvalhos.
Aqui é bastante evidente o regresso do corço aos seus antigos territórios, assim como a presença de uma manada de cavalos Sorraia. Esta raça apresenta caraterísticas muitos semelhantes aos cavalos selvagens que habitavam todo o oeste da europa e que desapareceram com o crescente impacto do ser humano. A manada foi introduzida no Vale Carapito com o objetivo de replicar a papel dos seus antepassados no ecossistema, sobretudo através da herbivoria e do reforço do ciclo de nutrientes, tendo um efeito positivo para a restante biodiversidade, entre a qual se destacam as ricas comunidades de insetos, pequenas aves, anfíbios e répteis.
Através do trabalho de conservação da natureza e das fortes ligações que a Rewilding Portugal continua a construir com a comunidade local, o Vale Carapito representa uma excelente oportunidade para demonstrar o impacto que a filosofia rewilding pode trazer à região, não só do ponto de vista ambiental, mas também do desenvolvimento social e da criação de novas oportunidades económicas.
Fauna e flora do Vale Carapito
Assista aqui ao vídeo da chegada da manada de cavalos Sorraia ao Vale Carapito, em maio de 2021
Visitar o Vale Carapito
Ficar perto do Vale Carapito
Ajude-nos registando as suas observações
Como chegar a Vilar Maior e ao Vale Carapito
Vilar Maior faz parte da União de Freguesias de Aldeia da Ribeira Vilar Maior e Badamalos. Situa-se no concelho do Sabugal e tem bons acessos de estrada. Apesar da maior facilidade de acesso ser realizada de carro, existem também autocarros que vão do Sabugal a Vilar Maior e cujos horários podem ser consultados aqui. É possível chegar ao Sabugal para transbordo (via autocarro) para Vilar Maior de todos os cantos do país, tanto de comboio (através da utilização da linha regional da CP que liga Sabugal à Guarda e a outros concelhos do distrito, podendo utilizá-la chegando a estes) como de autocarro através de várias ligações com os restantes concelhos do distrito.
As coordenadas de localização de Vilar Maior são 40.47775057532103, -6.931877984354944 e pode aceder-lhes diretamente aqui.
Pode também aceder às coordenadas do Vale Carapito aqui.